Para mim o diálogo parte da base de poder ouvir o outro, logo se, eu só falo não favoreço o diálogo. Já fui assim há muito tempo e carrego nas lembranças algumas tristezas por ter errado.
Quando penso em ser melhor como pessoa me torno melhor como professora. Entendi ao logo do tempo, que meus alunos tem vontades, tem desejos e curiosidades. Como professora que visa a aprendizagem dos meus alunos acredito que valeu a pena entender o valor do diálogo na escola.
O trabalho por projeto me ajuda a olhar meus alunos como pessoas capazes de ir além dos livros, me ensina que a gramática é importante, mas que eles também tem outras formas de falar. Que as nossas vidas vão além de currículos e programas.
Ao discutirmos sobre o tema gerador, vejo o quanto os conteúdos tradicionais são pequenos diante da imensa vontade dos alunos em conhecer o mundo. As idéias, dúvidas e curiosidades geram inúmeros conteúdos de estudos. E todos os dias eu preciso atentar para integração desses conteúdos ao currículo escolar.
A discussão das regras da sala de aula e do LIED, a pesquisa na internet, a produção de textos relacionadas às pesquisas, a avaliação e a exposição oral dos alunos sobre o que pesquisamos, estudamos, aprendemos e produzimos na escola faz eu sentir que posso ser melhor a cada dia e que meus alunos não terão medo de falar o que pensam e expressar o que sentem quando já não forem meus alunos. Acredito que finalmente descobrimos o valor do diálogo.
* imagem extraída so site:www.espiritualidades.multiply.com
Quando penso em ser melhor como pessoa me torno melhor como professora. Entendi ao logo do tempo, que meus alunos tem vontades, tem desejos e curiosidades. Como professora que visa a aprendizagem dos meus alunos acredito que valeu a pena entender o valor do diálogo na escola.
O trabalho por projeto me ajuda a olhar meus alunos como pessoas capazes de ir além dos livros, me ensina que a gramática é importante, mas que eles também tem outras formas de falar. Que as nossas vidas vão além de currículos e programas.
Ao discutirmos sobre o tema gerador, vejo o quanto os conteúdos tradicionais são pequenos diante da imensa vontade dos alunos em conhecer o mundo. As idéias, dúvidas e curiosidades geram inúmeros conteúdos de estudos. E todos os dias eu preciso atentar para integração desses conteúdos ao currículo escolar.
A discussão das regras da sala de aula e do LIED, a pesquisa na internet, a produção de textos relacionadas às pesquisas, a avaliação e a exposição oral dos alunos sobre o que pesquisamos, estudamos, aprendemos e produzimos na escola faz eu sentir que posso ser melhor a cada dia e que meus alunos não terão medo de falar o que pensam e expressar o que sentem quando já não forem meus alunos. Acredito que finalmente descobrimos o valor do diálogo.
* imagem extraída so site:www.espiritualidades.multiply.com