domingo, 20 de março de 2011

NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO

Origem  do hipertexto

O Memex é uma máquina um tanto quanto visionária para auxiliar a memória e guardar conhecimentos (daí o nome Memex: Memory Extension) que foi pensada pelo cientista americano Vannevar Bush e anunciada em 1945, em um célebre artigo intitulado As We May Think. A partir da idéia de que a soma dos conhecimentos, aumentando em um ritmo prodigioso, não encontrava contrapartida em relação à evolução dos meios de armazenamento e acesso aos dados e observando o funcionamento da mente humana, segundo ele, operando sempre por meio de associações, Bush imaginou e descreveu, de maneira detalhada, uma máquina capaz de estocar montanhas de informações, fácil e rapidamente alcançáveis. Tal engenho, concebido para suprir as "falhas da memória humana", através de recursos mecânicos, é considerado o precursor da idéia de hipertexto.

... no hipertexto é o leitor quem determina a "estória", controlando o desenrolar dos eventos. São narrativas calcadas na multiplicidade e na colagem de diferentes elementos. Se baseiam numa organização reticular, segmentada da informação. Criam um mosaico, um labirinto comunicacional que faz com que a experiência da leitura seja qualitativamente diferente daquela mediada pela página impressa.
(Tese de mestrado sobre hipertexto feita pela professora Isabela Lara da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.)
http://vsites.unb.br/fac/ncint/site/parte44.htm
1. Sábado, 11 de dezembro de 2010 Responda : A escrita utilizada na internet (ORKUT, MSN, TORPEDO, etc.) é um hipertexto.
 
A Escrita e a Leitura no hipertexto e Hipermídia
Desde a popularização da informática e agora, com o crescente acesso às novas mídias, toda a classe social tem, cada vez mais, acesso à tecnologia de ponta e, principalmente à Internet. É inevitável que a escola sofra influências que demandam por mudanças desde a alfabetização até a universidade, processo natural, já que as crianças chegam desde cedo com saberes e formas de aprender diferenciado do que se tinha até pouco tempo. Já não se pode conceber hoje um processo de ensino e aprendizagem onde não se utilize de materiais estáticos e eletrônicos, havendo necessidade do convívio entre as antigas e novas tecnologias. Decorre daí mudanças no processo educacional que deverão ocorrer, embora lentamente, pois a escola ainda tem um grande caminho a percorrer, para que se avalie, na prática, os prós e os contras da inserção da cultura digital como prática pedagógica.
http://www.vivenciapedagogica.com.br/node/549


Hipertexto e Educação
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

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