quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Porque não devemos ter medo da internet?

Ninguém pode viver isolado sem poder falar , pensar, analisar, criticar, compartilhar, criar. Os internautas fazem tudo isso pela internet ,mas afinal o que é internet?

"A Internet é um grande conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro; de forma integrada viabilizando a conectividade independente do tipo de máquina que seja utilizada, que para manter essa multi-compatibilidade se utiliza de um conjunto de protocolos e serviços em comum, podendo assim, os usuários a ela conectados usufruir de serviços de informação de alcance mundial.
A comunicação via Internet pode ser de diversos tipos:

Dados
Voz
Vídeo
Multimídia"
( texto extraído do site www.brasilescola.com)

"Teve início em meados de 1969 pelo Departamento de Defesa do EUA. É a interligação de computadores das mais variadas regiões em uma mesma rede, possibilitando a comunicação em tempo real. Os computadores podem ser ligados por linha telefônica, rádio, satélite, fibra ótica, etc."
( texto extraído de http:/www.google.com.br)

"De acordo com a Internet World Stats, 1,96 bilhão de pessoas tinham acesso à Internet em junho de 2010, o que representa 28,7% da população mundial. Segundo a pesquisa, a Europa detinha quase 420 milhões de usuários, mais da metade da população. Mais de 60% da população da Oceania tem o acesso à Internet, mas esse percentual é reduzido para 6,8% na África. Na America Latina e Caribe, um pouco mais de 200 milhões de pessoas têm acesso à Internet (de acordo com dados de junho de 2010), sendo que quase 76 milhões são brasileiros.[1][2]"
( texto extraído de http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet )

Navegar é vagar por sites de nosso interesse e extraír deles o que pode nos ajudar enquanto educadores e formadores de opinião.

( imagem extraída do site 180graus.com )



*Leia o poema abaixo extraído do Guia do Cursista(Tecnologia na Educação Ensinando e aprendendo com as TIC ,de Marcos vinicius Quiroga sobre navegar.

Quem navega à deriva
sabe que há vida além dos mares dos mapas
além das bússolas, astrolábios, diários de bordo
além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos

quem navega à deriva
acredita que há nos mares miragens, portos
inesperados, ilhas flutuantes, botes e salva-vidas
água potável, aves voando sobre a aterra, vertigem

quem navega à deriva
aprende que há mares dentro do mar à vista
profundidade secreta, origem do mundo, poesia
escrita cifrada à espera de quem lhe dê sentido

quem navega à deriva
se perde da costa, do farol na torre, dos olhares
atentos, dos radares, das cartas de navegação
imigra para mares de imprevista dicção.

(Marcus Vinicius Quiroga)


Nenhum comentário:

Postar um comentário