terça-feira, 31 de maio de 2011

ROTEIRO DE TEMA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
                        Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
HELEM GEANE LOBATO FAVACHO
Macapá-AP, 25/04/2011

Escola Estadual Modelo Guanabara
Diretora: Luciana Machado
Professora da turma: Jeovana
Série: 4ª          Turma: 411    Turno: manhã


            No encontro inicial com os alunos iremos conversar sobre suas preferências e curiosidades, como os alunos vêem a escola e o que desejamos fazer para melhorar o ensino aprendizagem em nossa escola.
·         Definindo o tema
          Durante nosso encontro na sala do LIED e com a participação dos alunos da turma 411 ouviremos os questionamentos de todos e sobre o que os alunos desejam estudar, em seguida votaremos para eleger o que mais despertou o interesse de todos.O professor irá mediar as discussões sobre o que cada um fala.

·       Objetivos:
        O que os alunos desejam aprender sobre o tema.
  O que faremos com o conhecimento que iremos produzir?

·       Quais as disciplinas envolvidas
       Durante a conversa sobre o tema escolhido vamos definindo as disciplinas que iremos incorporar ao projeto

·       Justificativa
  A escolha do tema deu-se pela necessidade de conhecer mais informações sobre o tema, a curiosidade das crianças e a influencia da novela da Rede Globo-(Morde e Assopra).

·       Metodologia:
Será discutida de acordo com as atividades decididas que os alunos desejam executar.

·       Atividades:
     Quais as atividades a serem realizadas?
     Onde iremos estudar? Que outro projeto da escola poderá nos ajudar durante a execução do nosso projeto?


·         Avaliação:
       Os critérios como participação e execução das atividades será mencionado pelo professor os alunos discutirão outros critérios que sejam relevantes.
  
   
·       Qual o título do projeto:
      
   O título do projeto será criado com a colaboração de todos através do diálogo.
 
·      Participantes:
          Toda a turma 412 e o professor cursista, o professor colaborador da turma, o convidado para a palestra e demais pessoas que mostrarem interesse.

           Algumas perguntas feitas pela professora
1)    O que você mais gosta de fazer?
2)    Você tem irmãos? É mais velho ou mais novo?
3)    De que você mais gosta de brincar?
4)    O que você mais gosta de comer?
5)    Quais as atividades que você realiza na escola?
6)    O que você gostaria de fazer na escola que você não faz?
7)    Você gosta de realizar atividades escolares em duplas ou em grupo?
8)     Na escola estudamos sobre muitas coisas. Então vamos continuar conversando? Sobre o que vocês gostariam de aprender?
9)    Porque você gostaria de estudar sobre esse tema?
                ...

ENTENDENDO A UNIDADE 3- À DISTÂNCIA

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
Aluna: Helem Geane Lobato Favacho
Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011
Unidade 3 – Atividade 4
Macapá-AP, 27 de abril de 2011



    Acompanhar os avanços tecnológicos é um desafio para todos nós, e a escola como instituição de ensino e formadora de opinião enfrenta desafios diários para acompanhar e utilizar as tecnologias na sala de aula de forma eficaz e que desperte o interesse dos alunos na realização das atividades es colares.
    É comum ouvir crianças falando que estão cansadas de escrever na sala de aula e ter que imaginar o que a professora fala nas aulas. No entanto também, já é possível ouvir dos alunos entusiasmados e adorando assistir vídeos educativos, ouvir música, pesquisar na internet e debater sobre o que estão estudando. É mais fácil e inovador os alunos visualizarem em slides obras de Cândido Portinari acompanhadas por suas respectivas descrições.
Acredito que os alunos realmente entendem o que queremos dizer sobre o tema em estudo.
   Ao produzir uma história em quadrinhos os alunos são autores do conhecimento, manipulam ferramentas e desenvolvem a criticidade. O uso do computador ou a ida ao laboratório
de informática deixa de ter o caráter de conhecimento instrucional e passa a ser construtivo.
    O trabalho por projeto surge como uma forma inovadora de educar. O diálogo entre professor e alunos é presente e todos são responsáveis pelo sucesso da turma. Há mais variedade de atividades educativas e o significado de aprender produzindo atrai os alunos e os mantém ativos no processo ensino/aprendizagem.
    Trabalhar com projetos cria condições de irmos além do currículo. O ensino acontece de modo interdisciplinar e os alunos navegam pelas disciplinas à bordo de um tema gerador de subtemas, a visão durante o estudo é mais abrangente e diversificado, mas é preciso ousadia em criar tais condições de ensino. Isso nos levará a uma educação mais conscientizadora onde se produz conhecimento e o uso de ferramentas tecnológicas favorece o aprendizado dos alunos. Como exemplo disso posso cirtar o uso de blog, do sistema wiki e de mapas conceituais são aliados do professor para um “novo ensinar”, pois através de atividades planejadas a aprendizagem é privilegiada. Temos como prova o Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGR. Quem sabe um dia estaremos lendo sobre nossos próprios projetos.

PROJETO NA ESCOLA

 
 
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
Cursistas: Helem Favacho e Andrea Doria
Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011
Unidade 3 – Atividade 5
Macapá-AP, 27 de abril de 2011

Escola Estadual Modelo Guanabara
Diretora: Luciana Machado
Professora da turma: Jeovana
Série: 4ª Turma 411 Turno: manhã
N° de aulas: 6

Projeto na Escola

I- Tema: Animais pré -históricos

II- Subtemas:
* como surgiram os animais pré -históricos
* como eles viviam
* O que comiam
* Onde eram encontrados(localização)
* Como aconteceu a sua extinção
* O homem fazia parte do mundo desses seres
* O que são fósseis
* Como acontecia a reprodução desses animais

III- Objetivo:
Proporcionar através de atividades interdisciplinares a (re) construção de conhecimentos sobre os animais pré -históricos.

IV- Atos didáticos e metodológicos :
* Leitura de mapas, gráficos e tabelas
* Produção de textos
* Gêneros textuais ( referência bibliográfica e sinopse)
* Pesquisa: na internet, no dicionário, em livros e revistas
* Debate_ compartilhando conhecimentos
* postagem no blog colaborativo da turma 411
* Desenho livre, pintura
* Palestra_ Colaboração de Graziella Fernandes ( tema: Cadeia alimentar e Reprodução)

V- Conteúdos:

* Língua Portuguesa:
_Produção de texto
_Gêneros textuais
_Pesquisa no dicionário,na internet e revistas
_Leitura
_Postagem no blog da turma


* Matemática:
_Sistema de informação ( gráfico e tabela )


* Ciências:
_Cadeia Alimentar
_Reprodução

* História:
_Linha do tempo
_O que são fósseis?

* Geografia:
_Leitura de mapas
_Localização Geográfica

* Arte:
_Desenho livre e pintura

* Recursos:
_Livros, revistas, dicionário, computador, data show, internet, vídeos, ferramenta de produtividade ( blog), filme.

* Avaliação:
_Critérios: Através da participação, responsabilidade e organização.
_Instrumentos: registros postados no blog da turma 411.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
UNIDADE 4: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÍDIAS DIGITAIS

Aluno (a): Helem Favacho
Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011
Atividade: 5  _Unidade 4
Macapá-AP, 27 de maio de 2011

PRODUÇÃO DE MULTIMÍDIA NA SOCIALIZAÇÃO DO CURSO
GÊNERO: HISTÓRIA EM QUADRINHO COM A FERRAMENTA  qtmdemo




http://hgeane.blogspot.com/

 
 http://hgeane.blogspot.com/2011_05_01_archive.html


                                                                                                         Fim

sexta-feira, 27 de maio de 2011

RELATÓRIO FINAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
UNIDADE 3: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS

Aluno (a): Helem Favacho e Andrea Dória
Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011
Atividade: 6  _Unidade 2
Macapá-AP, 01 de maio de 2011



* Realtório final:
   Após a apresentação do tema " O desperdício de alimentos", os alunos mostraram interesse e curiosidade em desenvolver as atividades na sala do Lied, onde alguns alunos apresentaram dificuldades em manusear o computador. No entanto o salunos demonstraram espírito colaborativo e ajudavam os colegas. Apesar da instabilidade da internet os alunos adoraram realizar a atividade. Confira os resultados no blog da turma.


Para comunicação via e-mail envie suas mensagens para turminhaantenada@gmail.com ou para turminhaantenada@yahoo.com.br

PLANEJANDO ATIVIDADE COM HIPERTEXTO

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
UNIDADE 3: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS

Aluno (a): Helem Favacho e Andrea Dória
Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011
Atividade: 6  _Unidade 2
Macapá-AP, 27 de maio de 2011

TEMA: O desperdício de alimentos


*Objetivo
    Através de atividades desenvolvidas que os alunos sejam capazes de realizar a busca de informação na internet e a reconstrução do conhecimento sobre o desperdício de alimentos

*Metodologia
    Durante o estudo sobre o tema o desperdício de alimentos realizamos as seguintes atividades:
        >pesquisa na internet
        >colagem de fotos pesquisas no banco de dados do google
        >debate sobre as observações feitas pelos alunos
        >produção textual


*Recursos
     Computador, internet, papel,copiadora,


*Avaliação
     Através da participação, interesse, criatividade e das produções que serão postadas no blog.

domingo, 15 de maio de 2011

NAVEGANDO POR REPOSITÓRIO DIGITAL


NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
UNIDADE 4: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÍDIAS DIGITAIS

Aluno (a): Helem Favacho

Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011

Atividade: 3  _Unidade 4

Macapá-AP, 15 de maio de 2011

Com toda certeza essa foi ate agora a melhor atividade que eu já realizei. Passei horas navegando e explorando os conteúdos disponíveis e fico feliz em dividir com vocês as informações que encontrei, e que enriqueceram muito meus conhecimentos. Gostei de muita coisa que visualizei e experimentei, abaixo estão os links  que levarão vocês aos lugares que estive e que me diverti aprendendo.

 * No site www.cineduc.org.br/   fiquei maravilhada com o que encontrei sobre o cinema brasileiro.

FILMOGRAFIA BRASILEIRA(Informações sobre filmes brasileiros produzidos entre 1897 a 2007 (longas-metragens, curtas-metragens, cinejornais e filmes domésticos).
A presença de registros não pressupõe existência de materiais no acervo da Cinemateca Brasileira.)


Ex:

Categorias
Longa-metragem / Sonoro / Ficção
Material original
35mm, BP, 96min, 2.642m, 24q
Data e local de produção
Ano: 1962
País: BR
Cidade: São Paulo
Estado: SP ....


Para mais informações sobre esse e outros filmes brasileiros acesse o link abaixo.




Já no www.radiofavelafm.cbj.net/1/    fiquei muito interessada na história dos moradores da favela e como conseguiram se organizar para fundar a rádio em sua comunidade. Se na escola em que trabalho houvesse uma rádio onde os alunos pudessem se manifestar  expondo suas opiniões e questionamentos acredito que seria um  ótimo estímulo para exercerem o protagonismo juvenil.
Para conhecerem a história da rádio favela acessem o link:






* Na página www.beatrix.pro.br/  na aba educação/links achei super interessante o link escola net onde é possível fazer download livre de e-book (livro digital) que servirão como estímulo a leitura e reflexão para nossos alunos, esses são alguns exemplos de títulos:




 








Para conhecer novos título acessem o seguinte link:




 Já quando naveguei pelo site www.ufmg.br/rede.le/radio/  encontrei  um  link  que levará os seus e os meus alunos a produzirem conhecimento se divertindo quando os colocarmos em contato com o seu conteúdo. Para visualizar o conteúdo completo acessem o  seguinte link:


É isso aí colegas, desejo que o tempo que destinei a essa atividade e as informações que encontrei ajudem à todos nós na nossa tarefa de educar com inovação.Um abraço à todos.



domingo, 1 de maio de 2011

REFLEXÕES DO CONCEITO DE CURRÍCULO

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
UNIDADE 3: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS




Uma questão importante é a própria compreensão do significado da palavra currículo. Na verdade, ele não é mais considerado apenas o documento de base no qual se pauta a Educação durante o ano letivo, mas é visto como um processo completo, que passa pela sala de aula e pela relação entre todos os envolvidos: professor, aluno, gestor e família, tendo como resultado a aprendizagem. Há alternativas para diferentes necessidades, desde aqueles que são superdirecionados até outros que pautam apenas diretrizes curriculares e preveem espaço para a discussão no cotidiano dos professores. 
Temos diretrizes norteadoras, mas temos também um instrumento que se chama projeto político pedagógico, que dá a cada escola a oportunidade de decidir como quer se organizar. Cada equipe tem de desenvolver seu plano. É preciso se questionar "como nós, aqui, na escola, ou nós, aqui, nessa rede, vamos nos organizar para o nosso próximo ano letivo?". Todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem devem tomar parte: os gestores, os professores e os alunos. Aí, sim, dá para tecer uma linha para o trabalho cotidiano. 



Maria Elisabeth Almeida _O currículo da sala de aula não é apenas o prescrito. Ele se desenvolve do que emerge das experiências de alunos e professores, do diálogo entre eles. Nesse sentido, o uso das TICs pode auxiliar muito porque, quando é desenvolvido um currículo mediatizado, é feito o registro dos processos e com essa base é possível identificar qual foi o avanço do aluno, quais as suas dificuldades e como intervir para ajudá-lo. Isso é pouco aproveitado ainda. 



Pois, como já indicara Paulo Freire, em sua Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos (SP: Unesp, 2000. p.53-54), temos de ser educadores situados em nosso tempo: “É certo que mulheres e homens podem mudar o mundo para melhor, para fazê-lo menos injusto, mas a partir da realidade concreta a que ‘chegam’ em sua geração. E não fundados em devaneios, falsos sonhos sem raízes, puras ilusões. (...) A transformação do mundo necessita tanto de sonho quanto a indispensável autenticidade deste depende da lealdade de quem sonha às condições históricas, materiais, aos níveis de desenvolvimento tecnológico, científico do contexto do sonhador”.
Sandra Mara Corazza
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do
Departamento de Ensino e Currículo da
Faculdade de Educação da UFRGS.
Palestra  no 7º Colóquio CLACSO - ANPEd:
“A colonialidade do saber e o sentido da escola na América Latina”,
na mesa A escola e as políticas da diferença: perspectivas pós-coloniais.
01 de outubro de 2002,



Após reflexão meu conceito de currículo por enquanto é: um conjuto de todas as experiências vivídas sejam elas pessoais ou em grupos, experiências que têm significados para os alunos e o que eles aprendem com as consequências de tais experiências,  que os direcionam para uma melhor vivência na atual sociedade.